Boas José
O funcionamento do óleo do motor da XT660Z dos anos 90, da actual XT660R ou da tua Ténéré de 2008, é o mesmo que existe na minha XT600E;
Eu tenho o mesmo tubo, que por vezes tem que ser purgado o óleo que nele existe.
O tubo enche de óleo, porque o tubo de respiração do motor esta ligado ao filtro de ar;
Quando a pressão do óleo é demasiada, e também porque temos o deposito de óleo mais alto que o filtro de ar;
O tubo do respirador do motor cospe óleo para o filtro de ar e enche esse tubo...
Eu mantenho sempre a minha vareta do óleo a meio, e raramente tenho óleo no tal tubo... (foi uma dica dada por um mecânico da Yamaha).
Outra dica que também me deram (um estafeta em Lisboa) : fazer um pequeno furo na extremidade desse tubo e colocado junto a corrente, e temos sempre a corrente oleada; quando a corrente fica seca é sinal que o nível do óleo baixou e deve ser acrescentado.
Eu pessoalmente não me agrada muito esta ultima dica...
Boas Curvas
V